Roda de conversa: metodologia na produção de narrativas sobre permanência na universidade

Autores

  • Flávia Marinho Lisbôa Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)

DOI:

https://doi.org/10.51880/ho.v23i1.995

Palavras-chave:

Amazônia, Indí­genas, Universidade

Resumo


Este trabalho recupera parte do capí­tulo da metodologia de pesquisa de doutorado da autora, que adotou a "roda de conversa" como principal metodologia para acesso í s narrativas de estudantes indí­genas Gavião dos grupos Parkatejê, Akrãtikatejê e Kyikatjê a respeito de suas vivências na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. O intuito da pesquisa foi compreender as implicações para a permanência desses alunos na universidade e a roda de conversa surgiu como a alternativa metodológica mais pertinente. Tal metodologia viabilizou não só a pesquisa, mas também se afirmou como uma ferramenta importante para reflexão e construção polí­tica da forma-sujeito dos alunos. Nas vivências partilhadas foi possí­vel perceber a narrativa comum que eles partilhavam sobre as experiências do racismo institucional na educação superior no Brasil, denunciando a homogeneidade acadêmica, que materializa a colonialidade da sociedade contemporânea como um todo.

Biografia do Autor

Flávia Marinho Lisbôa, Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)

Professora na Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra). Doutora em Estudos Linguí­sticos (UFPA). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (Unifesspa), com dissertação em Análise do Discurso. Especialista em Ensino-aprendizagem da Lí­ngua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará (2010). Graduada em Letras (Licenciatura em Lí­ngua Portuguesa) pela Universidade Federal do Pará (2008).

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Publicado

2020-08-12

Como Citar

Lisbôa, F. M. (2020). Roda de conversa: metodologia na produção de narrativas sobre permanência na universidade. História Oral, 23(1), 161–182. https://doi.org/10.51880/ho.v23i1.995