Roda de conversa: metodologia na produção de narrativas sobre permanência na universidade
DOI:
https://doi.org/10.51880/ho.v23i1.995Palavras-chave:
Amazônia, Indígenas, UniversidadeResumo
Este trabalho recupera parte do capítulo da metodologia de pesquisa de doutorado da autora, que adotou a "roda de conversa" como principal metodologia para acesso í s narrativas de estudantes indígenas Gavião dos grupos Parkatejê, Akrãtikatejê e Kyikatjê a respeito de suas vivências na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. O intuito da pesquisa foi compreender as implicações para a permanência desses alunos na universidade e a roda de conversa surgiu como a alternativa metodológica mais pertinente. Tal metodologia viabilizou não só a pesquisa, mas também se afirmou como uma ferramenta importante para reflexão e construção política da forma-sujeito dos alunos. Nas vivências partilhadas foi possível perceber a narrativa comum que eles partilhavam sobre as experiências do racismo institucional na educação superior no Brasil, denunciando a homogeneidade acadêmica, que materializa a colonialidade da sociedade contemporânea como um todo.
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