Museu, acervo permanente, antropologia visual e história oral: a experiência do LABOME, em Sobral (CE)
DOI:
https://doi.org/10.51880/ho.v23i1.962Palavras-chave:
acervo especial, etnografia da duração, audiovisual, práticas museológicasResumo
O artigo discute questões relacionadas í produção audiovisual, experiências arquivísticas e de divulgação de acervos especiais permanentes do Laboratório das Memórias e das Práticas Cotidianas da Universidade Estadual Vale do Acaraú – LABOME/UVA. A discussão trilha reflexões sobre a definição de museu, produção, organização e arranjo de acervos audiovisuais, de áudio e fotográficos aplicada ao LABOME, faz comparações com outros projetos e finaliza com a discussão sobre etnografia da duração, relação com a memória e práticas museológicas. O artigo também faz discussões epistemológicas relacionadas a estas questões, disvinculando a produção de coleções e acervos da idealização vinculada í neutralidade e imparcialidade de uma determinada forma de conceber o museu, apontando quais as opções ideológicas, políticas e morais seguidas pelo pesquisador na composição de acervos, especialmente quanto aos que estão sendo guardados e divulgados pelo LABOME.
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