Experiências urbanas e tensões: trajetória, oralidade e música em Bezerra da Silva

Autores

  • Maria Izilda Santos de Matos Pontifí­cia Universidade Católica de SP
  • Eder Aparecido Ferreira Sedano Professor do Estado de SP Bolsista CAPES (modalidade II)

DOI:

https://doi.org/10.51880/ho.v22i2.932

Palavras-chave:

Historia oral, memória, morros, samba, Bezerra da silva

Resumo


Esses escritos discutem questões referentes a experiências urbanas vivenciadas nos morros cariocas. Tendo como base a metodológica história oral (entrevistas elaboradas por outros pesquisadores e pelos autores) e história e música (oralidade da poética das canções), a proposta prioriza a trajetória e obra de Bezerra da Silva. O artista privilegiou no seu repertório questões presentes no cotidiano dos moradores dos morros, com destaque para temáticas como violência, carência, desigualdade, drogas, criminalidade, malandragem, entre outras.

Biografia do Autor

Maria Izilda Santos de Matos, Pontifí­cia Universidade Católica de SP

professora titular da PUC/SP Pesquisadora 1A do CNPq Livre docente

Eder Aparecido Ferreira Sedano, Professor do Estado de SP Bolsista CAPES (modalidade II)

Professor de história, especialista e mestre em história, doutorando PPG PUC/SP, área de especialização, história oral e música.

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Publicado

2020-01-29

Como Citar

de Matos, M. I. S., & Ferreira Sedano, E. A. (2020). Experiências urbanas e tensões: trajetória, oralidade e música em Bezerra da Silva. História Oral, 22(2), 9–32. https://doi.org/10.51880/ho.v22i2.932