A trajetória de Maria Preta no sindicalismo rural no município de Araçagi (PB) na década de 1990
DOI:
https://doi.org/10.51880/ho.v23i2.1080Palavras-chave:
Sindicalismo rural, classe social, Igreja CatólicaResumo
A partir de entrevistas semiestruturadas e em profundidade, procuramos desvelar as relações sobre uma sindicalista do Munícipio de Araçagi/PB com as dinâmicas políticas da Igreja, quanto í experiência junto aos movimentos sociais no campo. Em termos teóricos, dialogamos com os aportes bourdieusianos sobre trajetória e campo político, avaliando as tensões existentes entre os grupos de sindicalistas e a agência de Maria Preta no contexto atinente í década de 1990. As fontes com as quais trabalhamos, mormente as orais, permitiram uma análise sobre as relações entre classe apontando para um processo de reforma agrária e relações políticas entre entidades de mulheres em luta por uma cidadania ativa. Ademais, utilizamos outras fontes no curso da pesquisa, como bibliográficas e documentos primários.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 História Oral
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A revista História Oral é licenciada de acordo com a atribuição Creative Commons BY-NC-ND 4.0 (Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional). Dessa forma, os usuários da revista têm o direito de compartilhar livremente o material, copiando-o e redistribuindo-o em qualquer suporte e formato, desde que sem fins comerciais, fornecendo o crédito apropriado e não realizando mudanças ou transformações no material. Para maiores informações, ver: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR