"Existe um segredo entre nós": a trajetória do djéli Toumani Kouyaté

Autores

  • Mônica Pessoa Universidade do Estado de Santa Catarina

Palavras-chave:

Tradições orais, Mandingas, Diáspora, Afropolitanismo.

Resumo


Proponho-me, com o presente artigo, traçar a trajetória do djéli Toumani Kouyaté, um djéli/griot da casta nyamakala. Os djélis são mediadores sociais que detêm os segredos da palavra na ífrica ocidental. Toumani, pelas práticas adquiridas através de seu patrimônio familiar ancestral, caminha, na diáspora, mobilizando diversos conhecimentos para conhecer o mundo e a si mesmo, e, como "afropolitano", transformar as tradições orais e acomodá-las ao tempo presente, funcionando como produto de todo o conhecimento adquirido nos ritos de iniciação do djéli. Processado tal conhecimento nas sociedades mandingas, ele e todos os sujeitos nyamakala devem superar as tradições e inscrever-se como sujeitos históricos na modernidade. Neste sentido, busco mais especificamente definir o que seja um djéli contemporâneo, discutindo as querelas das tradições orais mandingas como fonte histórica no tempo presente, a partir das performances do Burquinabê Toumani Kouyaté.

Biografia do Autor

Mônica Pessoa, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutoranda em História do Tempo Presente Associada ao núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) e a Associação Nacional de Pesquisadores negros (ABPN)

Downloads

Publicado

2019-08-01

Como Citar

Pessoa, M. (2019). "Existe um segredo entre nós": a trajetória do djéli Toumani Kouyaté. História Oral, 22(1), 288–319. Recuperado de https://revista.historiaoral.org.br/index.php/rho/article/view/889