Entre tempos e olhares: sobre a noção de testemunho na prática artí­stica de Rosângela Rennó.

Autores

  • Ana Maria Mauad Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

fotografia, documento, prática artí­stica, atitude historiadora, testemunho

Resumo


O artigo propõe abordar a noção de testemunho traçando um paralelo entre a ação artí­stica e a prática historiadora em história oral. Apoia-se na análise do trabalho da artista visual Rosângela Rennó, Imemorial (1994), e em entrevistas com a artista, para identificar caracterí­sticas da noção contemporânea de testemunho. Articula-se a metodologia de história oral, com destaque para análise de trajetórias nos mundos da arte e a discussão sobre fontes de memória, í  problematização sobre colocar em evidência através da ação artí­stica, a evidência histórica, e seus desdobramentos para a noção de testemunho. Valoriza-se a noção de atitude historiadora para reconhecer na artista uma historiadora visual.

Biografia do Autor

Ana Maria Mauad, Universidade Federal Fluminense

professora titular do departamento de história da UFF; pesquisadora do CNPq e da FAPERJ. Possui várias publicações em história oral, história visual e história da memória.

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Publicado

2019-01-31

Como Citar

Mauad, A. M. (2019). Entre tempos e olhares: sobre a noção de testemunho na prática artí­stica de Rosângela Rennó. História Oral, 21(2), 7–30. Recuperado de https://revista.historiaoral.org.br/index.php/rho/article/view/828