Memória e história: educação profissional numa escola industrial

Autores

  • Vania Beatriz Merlotti Herédia UCS

Palavras-chave:

História oral, Ensino Profissional, Práticas institucionais, Instituições sociais

Resumo


O presente estudo descreve o processo de criação da Escola de Aprendizagem Industrial Nilo Peçanha, em Caxias do Sul (RS), que teve papel fundamental na formação da classe operária da zona de colonização italiana do estado, a partir da década de 1940. A pertinência de uma escola no interior remetia ao potencial fabril da região das colônias italianas, conhecida pela sua vocação industrial. O estudo observa o surgimento dessa instituição no contexto polí­tico da década de 1940, e traz í  tona, por meio de narrativas de ex-professores, ex-alunos, diretores e empresários, as recordações dos protagonistas do processo, dentro e fora da escola. Utilizada como método de análise, a história oral dá voz í s memórias das práticas institucionalizadas que se adequaram í  polí­tica de educação profissionalizante, com vistas ao fortalecimento da indústria nacional. A escola atingiu os objetivos previstos na proposta de ensino, estabelecida pelo governo brasileiro, e contribuiu para a formação do operariado e do empresariado da região.

Biografia do Autor

Vania Beatriz Merlotti Herédia, UCS

Professora Titular da Universidade de Caxias do Sul. Atua na graduação e na pós-graduação no Mestrado de História. Licenciada e Bacharel pela PUCRS, Doutora em História pela Universití  degli Studi di Padova.

Downloads

Publicado

2018-07-16

Como Citar

Herédia, V. B. M. (2018). Memória e história: educação profissional numa escola industrial. História Oral, 21(1), 73–94. Recuperado de https://revista.historiaoral.org.br/index.php/rho/article/view/801