Instituições públicas e produção cultural em Teresina (PI) nas décadas de 1970 e 1980

Autores

  • Raimundo Nonato Lima dos Santos Universidade Federal do Piauí­ - UFPI

Palavras-chave:

Instituições públicas, Produção cultural, História e memória

Resumo


O texto discute a relação entre instituições públicas e produção cultural em Teresina (PI) nas décadas de 1970 e 1980. Também analisa as ações de algumas instituições promotoras de cultura, como o Cepi (Centro de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares) e a UFPI (Universidade Federal do Piauí­), bem como a produção cultural de artistas teresinenses nos diversos espaços culturais da cidade, no referido perí­odo. Faz uso de fontes orais, cruzando-as com fontes escritas – resoluções da UFPI, decretos do governo do estado do Piauí­, matérias de jornais e sites. A análise das fontes contou com o suporte teórico de Lucí­lia Delgado, Maurice Halbwachs, Sônia Freitas e Michel de Certeau. A pesquisa apontou as contribuições das interações entre artistas e instituições públicas para o aprimoramento do fazer artí­stico na cidade de Teresina e para o desenvolvimento cultural do Piauí­.

Biografia do Autor

Raimundo Nonato Lima dos Santos, Universidade Federal do Piauí­ - UFPI

Professor Adjunto do curso de História da Universidade Federal do Piauí­ -UFPI. Assessor de Ações de Extensão e Cultura da UFPI/CSHNB. Desenvolve pesquisas sobre Cidade, Memória, Identidade, Educação e Artes.

Downloads

Publicado

2018-07-16

Como Citar

Lima dos Santos, R. N. (2018). Instituições públicas e produção cultural em Teresina (PI) nas décadas de 1970 e 1980. História Oral, 21(1), 7–26. Recuperado de https://revista.historiaoral.org.br/index.php/rho/article/view/791