Sotaque: a memória de infância de três artistas nordestinos

Autores

  • Daniel Lopes Saraiva Universidade do Estado de Santa Catarina

Palavras-chave:

memória, cantores, Nordeste, história oral, depoimento, música

Resumo


O presente artigo tem como objetivo relacionar a memória com a narrativa histórica. Para tanto, parte da memória de três artistas oriundos da região Nordeste que iniciaram suas carreiras no eixo Rio-São Paulo entre as décadas de 1970 e 1980. São eles: Terezinha de Jesus, do Rio Grande do Norte; Téti, do Ceará; e Jorge Mello, do Piauí­. Partindo da análise de entrevistas concedidas por esses artistas, aborda-se o tipo de música que ouviam quando crianças, o primeiro contato com instrumentos musicais e a influência da famí­lia na carreira musical, tomando como aporte conceitual os trabalhos sobre a memória e buscando identificar as permanências dessas memórias, a cristalização de fatos e a rememoração deles. As entrevistas são entrecruzadas e comparadas, pois os três artistas fazem parte do que, posteriormente, convencionou-se chamar de Explosão da Música Nordestina, uma vez que, nesse perí­odo, diversos artistas da região Nordeste começaram a gravar discos e a fazer sucesso nos grandes centros do paí­s.

Biografia do Autor

Daniel Lopes Saraiva, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutorando em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina.Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil. Atuando principalmente nos seguintes temas: Música,Ditadura Militar, Cinema

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Publicado

2017-07-20

Como Citar

Saraiva, D. L. (2017). Sotaque: a memória de infância de três artistas nordestinos. História Oral, 20(1), p. 125–147. Recuperado de https://revista.historiaoral.org.br/index.php/rho/article/view/682