Alguns desafios na organização de acervos de fontes orais: o caso do Núcleo de Pesquisa, Documentação e Referência sobre Movimentos Sociais e Políticas Públicas no Campo (CPDA/UFRRJ)
Palavras-chave:
fontes orais, acervos, movimentos sociais ruraisResumo
Para melhor apresentar a experiência de organização do acervo de fontes orais do Núcleo de Pesquisa, Documentação e Referência sobre Movimentos Sociais e Políticas Públicas no Campo (NMS), o artigo foi dividido em três seções. A primeira delas expõe o histórico do Núcleo, traçando uma linha que vai da sua criação até a atual composição. A segunda seção, com conteúdo mais analítico, pretende encarar os dilemas, desafios e impasses enfrentados na organização de um acervo como o existente no Núcleo – especialmente no que tange í s fontes orais –, buscando discutir/responder algumas perguntas apresentadas ao longo do texto. A terceira seção traz as considerações finais, num esforço de apresentar um balanço de todo o exposto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista História Oral é licenciada de acordo com a atribuição Creative Commons BY-NC-ND 4.0 (Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional). Dessa forma, os usuários da revista têm o direito de compartilhar livremente o material, copiando-o e redistribuindo-o em qualquer suporte e formato, desde que sem fins comerciais, fornecendo o crédito apropriado e não realizando mudanças ou transformações no material. Para maiores informações, ver: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR