O ativismo de Beatriz Gomes Dias e sua voz-potência no espaço público português
DOI:
https://doi.org/10.51880/ho.v27i3.1522Palavras-chave:
Emancipação, Liberdade, Potência, TransformaçãoResumo
Esta entrevista, gravada em fevereiro de 2024, em Lisboa, Portugal, com Beatriz Gomes Dias, primeira vereadora negra na Câmara Municipal de Lisboa, eleita pelo Bloco de Esquerda para o mandato 2021-2025, tem como objetivo (re)contar a história de pessoas negras que vivem em Portugal, registrando narrativas de mulheres negras sobre suas atividades de ativismo, vida pessoal e atuação profissional, a partir dessa corporalidade racializada.
Referências
GONZALEZ, Lélia. Por um feminismo afro-latino-americano: ensaios, intervenções e diálogos. Rio de Janeiro: Zahar, 2020.
LORDE, Audre. Irmã outsider. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.
POLLAK, Michael. Memória, esquecimento, silêncio. Estudos históricos, Rio de Janeiro, v. 2, n.3, p. 3-15, 1989.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 História Oral
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A revista História Oral é licenciada de acordo com a atribuição Creative Commons BY-NC-ND 4.0 (Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional). Dessa forma, os usuários da revista têm o direito de compartilhar livremente o material, copiando-o e redistribuindo-o em qualquer suporte e formato, desde que sem fins comerciais, fornecendo o crédito apropriado e não realizando mudanças ou transformações no material. Para maiores informações, ver: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR