Dizibilidades e visibilidades da colonização dirigida às margens da Transamazônica – Brasil, década de 1970
DOI:
https://doi.org/10.51880/ho.v27i01.1348Palavras-chave:
História Oral, Fotografias, Ditadura, Governo Médice, AmazôniaResumo
O artigo faz parte de uma pesquisa que procurou problematizar o que chamei de “Amazônia da Ditadura”. Nesse intento, defi ni a chamada política de colonização dirigida (assentamento de trabalhadores às margens da rodovia Transamazônica) como a política-síntese da ditadura na Amazônia. A seguir, apresento parte da história dessa colonização. Para tanto, dividi o miolo do artigo em dois tópicos: deslocamento e assistência. Cada tópico versa sobre uma ação da política de colonização. Ora, para ser executada foi necessário o deslocamento de trabalhadores para a região amazônica, sobretudo os advindos do Nordeste. De outro modo, para instalar esses trabalhadores foi preciso que o governo da época montasse um programa assistencialista naquelas localidades. Aqui, destacarei, em meio ao que chamo de assistência, os esforços relativos à educação formal dos colonos, seus fi lhos, crianças que chegavam à Amazônia em meio ao projeto desenvolvimentista do governo militar na década de 1970.
Referências
BOURDIEU, Pierre. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Campinas: Papirus, 2011.
DELEUZE, Gilles. Proust e os signos. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.
ESCOBAR, Arturo. La invención del Tercer Mundo: construcción y deconstrucción del desarrollo. Caracas: El perro y la rana, 2007.
HÉBETTE, Jean et al. Amazônia no processo de integração nacional. Belém: UFPA/Naea, 1974.
INCRA – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. Altamira I. Brasília: Incra, 1972.
MAUAD, Ana Maria. Através da Imagem: fotografia e história interfaces. Tempo, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p. 73-98, 1996.
MORAN, Emilio Federico. Pioneer Farmers of the Transamazon Highway: Adaptation and Agricultural Production in the low and tropics. Tese (Doutorado em Antropologia) – Universidade da Flórida, Gainesville, FL, 1975.
NAEA – Núcleo de Altos Estudos Amazônicos. Colonização dirigida na Amazônia: estudo de sua evolução e das possíveis repercussões no processo de desenvolvimento regional. Belém: UFPA/Naea, 1975.
SARLO, Beatriz. Tempo passado: cultura da memória e guinada subjetiva. São Paulo: Companhia das Letras; Belo Horizonte: UFMG, 2007.
SOARES, Filipe Menezes. Amazônia da Ditadura: uma história dos rios e das estradas na colonização do tempo presente. Curitiba: Appris, 2021
Fontes orais
BATISTA, Ivanilson (Wellington) [jan. 2015]. Entrevistador: Filipe Menezes Soares. Altamira, PA, jan. 2015.
PINHEIRO, Adélia Catarina (Abigail) [jan. 2015]. Entrevistador: Filipe Menezes Soares. Altamira, PA, jan. 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 História Oral
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A revista História Oral é licenciada de acordo com a atribuição Creative Commons BY-NC-ND 4.0 (Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional). Dessa forma, os usuários da revista têm o direito de compartilhar livremente o material, copiando-o e redistribuindo-o em qualquer suporte e formato, desde que sem fins comerciais, fornecendo o crédito apropriado e não realizando mudanças ou transformações no material. Para maiores informações, ver: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR