Entre vivenciar o preconceito e ter que ensinar: a atuação de professoras indígenas na região metropolitana do Rio de Janeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51880/ho.v27i2.1347

Palavras-chave:

Lei n.° 11.645/2008, Professoras indígenas, Movimento indígena

Resumo


Este artigo faz algumas reflexões sobre o ensino da temática indígena a partir de depoimentos de três professoras indígenas da educação básica que atuam em escolas da região metropolitana do Rio de Janeiro. Atuantes no movimento indígena no Rio de Janeiro, suas intenções pedagógicas em sala de aula são um reflexo da luta dos povos indígenas, que utilizam a educação da população não indígena como estratégia para conquista de direitos, e das suas trajetórias de vida. Para além de nos mostrar a necessidade de uma mudança no ensino da história que dê visibilidade aos povos indígenas, enfatize o protagonismo dessas populações e desconstrua preconceitos e estereótipos, a prática docente dessas mulheres aponta para a necessidade de um equilíbrio de reflexões sobre alteridade e identidade para implementação da Lei n.° 11.645/2008.

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Publicado

2024-09-09

Como Citar

Silveira, T. (2024). Entre vivenciar o preconceito e ter que ensinar: a atuação de professoras indígenas na região metropolitana do Rio de Janeiro. História Oral, 27(2), 108–136. https://doi.org/10.51880/ho.v27i2.1347

Edição

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Artigos Variados