Cartografia das territorialidades e espacialidades por meio da história oral: desafios e estratégias metodológicas
DOI:
https://doi.org/10.51880/ho.v25i2.1256Palavras-chave:
história oral, história do ensino do design, cartografia das territorialidadesResumo
Este artigo propõe estratégias metodológicas e a operacionalização de uma cartografia das territorialidades por meio da reconstrução de circuitos e práticas de espaços na constituição de sujeitos a partir da história oral, da construção de cartografias e da fotografia para ampliar narrativas. Primeiramente, buscamos descrever as bases conceituais que permeiam a construção da pesquisa. Autores como Bosi (2006), Meihy (2005), Simmel (1971), Magnani (2014) e Certeau (1994) estruturam a maneira de (re)construir as sociabilidades, os circuitos e as práticas de espaço dos(as) discentes. As cartografias seguem a premissa de Martín-Barbero (2002). As análises de conteúdo foram feitas por meio da codificação temática de Miles, Huberman e Saldaña (2014) e das imagens seguindo autores como Bourdieu (2003) e Martins (2008). Por fim, são narrados alguns episódios coletados a fim de explicitar como são descritas as circulações e espaços desses sujeitos em suas experiências de formação.
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