Zózimo Bulbul: a prática de história oral no Centenário da Abolição (1988) e a história de vida de um artista negro
DOI:
https://doi.org/10.51880/ho.v24i1.1102Palavras-chave:
Centenário da Abolição, Movimento Negro Contemporâneo, História negra, Zózimo BulbulResumo
O artigo analisa a entrevista de Zózimo Bulbul concedida no projeto Reflexões sobre o Centenário da Abolição, no programa de história oral do Museu da Imagem e do Som no Rio de Janeiro. O projeto foi conduzido pela historiadora e ativista Maria Beatriz Nascimento e dialogava com a proposta de construção de uma história negra no Brasil na efeméride do Centenário da Abolição. Na entrevista, Zózimo Bulbul constrói uma representação de si e da história do Rio de Janeiro atravessada pela discussão do racismo no espaço urbano, e pela consciência da negritude na cidade do Rio de Janeiro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 História Oral

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A revista História Oral é licenciada de acordo com a atribuição Creative Commons BY-NC-ND 4.0 (Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional). Dessa forma, os usuários da revista têm o direito de compartilhar livremente o material, copiando-o e redistribuindo-o em qualquer suporte e formato, desde que sem fins comerciais, fornecendo o crédito apropriado e não realizando mudanças ou transformações no material. Para maiores informações, ver: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR