História oral e a juventude trabalhadora na periferia: limites, pressões e expectativas

Autores

  • Douglas Gonsalves Fávero Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Sérgio Paulo Morais Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.51880/ho.v23i2.1062

Palavras-chave:

Trabalho, Experiência, Determinações, Modos de vida, Ocupação urbana

Resumo


O presente artigo aborda as relações de trabalho vividas por jovens de uma ocupação urbana em Uberlândia – MG. Assim, apresentamos – por meio da história oral como uma metodologia de pesquisa que permite adentrar na experiência social – os limites objetivos e as pressões sociais, morais e culturais que as relações de trabalho exercem sobre esses jovens. Como determinações estruturantes da vida social, o artigo apresenta o trabalho com as relações de moradia, reprodução do núcleo familiar, sociabilidade e estilo. Em seguida, aborda-se as relações de classe, expectativas e as pressões morais em torno do trabalho, perpassando pelas dimensões da educação formal e ascensão social, assim como a noção de trabalhador em contraponto a visão de criminosos e invasores de propriedade que as condições de periferia e ocupação respectivamente impõem.

Biografia do Autor

Douglas Gonsalves Fávero, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Mestre e doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), vinculado í  linha de pesquisa Trabalho, Sociedade e Educação. Bolsista FAPEMIG.

Sérgio Paulo Morais, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutor em História pela PUC-SP. Professor da graduação e pós-graduação em História (PPGH/INHIS) e dos programas de pós-graduação em Educação (PPGED) e em História (UFU). Coordenador do Grupo de Pesquisa Experiências e Processos Sociais (GPEPS) responsável pelos seguintes projetos: "História Social e História oral: pesquisas sobre trabalho e trabalhadores no Triângulo Mineiro (2000-2016)", com financiamento da Fundação de Amparo í  Pesquisa do Estado Minas Gerais (FAPEMIG/APQ – 02063-17); "Ensino Formal e Programa Bolsa Escola Federal: experiências, vivências e interpretações de assistidos na cidade de Uberlândia MG", com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientí­fico e Tecnológico (CNPq), (Cnpq/409878/2018-9) e Edital Fundação de Apoio Universitário (FAU) da Universidade Federal de Uberlândia, (FAU/UFU – Edital 002/2018)

Downloads

Publicado

2020-12-23

Como Citar

Fávero, D. G., & Morais, S. P. (2020). História oral e a juventude trabalhadora na periferia: limites, pressões e expectativas. História Oral, 23(2). https://doi.org/10.51880/ho.v23i2.1062