Narrativas orais de professoras: saberes caiçaras numa comunidade de Ubatuba-SP

Autores

  • Suzana Lopes Salgado Ribeiro Professora na Universidade de Taubaté – UNITAU e no Centro Universitário do Sul de Minas – UNIS.
  • Marta Gouveia de Oliveira Rovai Professora Adjunta da Universidade Federal de Alfenas, MG. Pesquisadora do Núcleo de Estudos em História Oral (USP) e lí­der do Grupo de Pesquisa História do Brasil: memória, cultura e patrimônio (Unifal-MG).
  • Vitor Paulo Fida Gama Professor da rede estadual de ensino de São Paulo.

Palavras-chave:

Comunidade Caiçara, Saberes locais, História Oral

Resumo


Neste artigo apresentamos as narrativas de cinco professoras que lecionam em uma escola pública, localizada em uma vila de pescadores ainda existentes no litoral norte de São Paulo, no municí­pio de Ubatuba: a conhecida Vila de Pescadores de Picinguaba. Por meio de entrevistas, evidenciamos as histórias contadas pelas docentes sobre o lugar, onde está a escola, sobre o ser caiçara, e como enxergam a relação entre os saberes da escola, o currí­culo e os saberes do fazer, apreendidos por seus alunos, na oralidade com seus familiares e demais moradores da vila. O cotidiano das salas de aulas ocupado por saberes que nem sempre encontram espaço nos documentos curriculares, no entanto, mesmo que não seja uma tarefa fácil, as professoras puderam nos contar como fazem para que os saberes possam se mesclar, sem que um não seja superior ao outro. Em uma simbiose, o mar, a natureza, o caiçara e as docentes resistem ao "puxar" para dentro da escola, o que também se aprende fora dela.

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Publicado

2019-08-01

Como Citar

Salgado Ribeiro, S. L., de Oliveira Rovai, M. G., & Gama, V. P. F. (2019). Narrativas orais de professoras: saberes caiçaras numa comunidade de Ubatuba-SP. História Oral, 22(1), 340–358. Recuperado de https://revista.historiaoral.org.br/index.php/rho/article/view/902