Fontes orais e narrativas indí­genas: As mônadas como possibilidade teórico-metodológica

Autores

  • Tatiana de Oliveira Santana Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Giovanna Santana Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Palavras-chave:

narrativas indí­genas, memória, fontes orais, mônadas

Resumo


Resumo: Este artigo integra uma pesquisa de mestrado em Educação, desenvolvido na Universidade Federal de Santa Catarina no ano de 2017, a respeito das Narrativas femininas Guajajara e Akrãtikatêjê no Ensino Superior. Nele destacamos o processo de construção de mônadas partindo da inspiração benjaminiana como opção metodológica para o trabalho com fontes orais e narrativas. A construção se dá a tí­tulo de realçar, por meio da montagem das narrativas indí­genas, a totalidade de sentidos contidos em uma tradição calcada na oralidade, que ao ser transposta na forma entrevistas, reduz seu princí­pio de inteireza. Nesse sentido, tecemos essa pesquisa, com fontes orais, preocupou-se, não somente transformar as narrativas ouvidas para o universo da produção acadêmica, mas ir além, no sentido de dar créditos í s mulheres que fazem parte desse tempo de escrita, perpetuando a sua participação não somente como entrevistadas, mas também como autoras. Palavras-chave: Mônadas; Fontes orais; Narrativas indí­genas. Abstract: This article integrates a master's degree research in Education, developed at the Federal University of Santa Catarina in the year 2017, regarding the female Narratives Guajajara and Akrãtikatêjê in Higher Education. In it we highlight the process of construction of monads starting from Benjaminian inspiration as a methodological option for working with oral and narrative sources. The construction takes the form of highlighting, through the assembly of Indian narratives, the totality of meanings contained in a tradition based on orality, which, when transposed into the form of interviews, reduces its principle of wholeness. In this sense, we weave this research, with oral sources, not only turned the narratives heard into the universe of academic production, but go beyond, in order to give credits to women who are part of this writing time, perpetuating their participation not only as interviewees, but also as authors. Keywords: Monads; Oral sources; Indigenous narratives.

Biografia do Autor

Tatiana de Oliveira Santana, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutoranda e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, na linha de pesquisa Sociologia e História da Educação (PPGE/SHE/UFSC). Graduada em Pedagogia e Especialista em Educação do Campo, Cultura e Letramento pela Universidade Federal do Pará. Pesquisadora integrante dos Grupos de Pesquisa: Patrimônio, Memória e Educação (PAMEDUC-UFSC) e do Grupo de Pesquisas Rastros da Universidade São Francisco (USF-SP) e do grupo Territórios Indí­genas e Etnodesenvolvimento.. Desenvolve trabalhos nos seguintes temas: narrativas, memória, presença de povos originários nos cursos de graduação e pós graduação em universidades públicas.. Tel.: (94) 99119 8378. E-mail: tati_ubuntu@hotmail.com

Giovanna Santana, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutoranda e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, na linha de pesquisa Sociologia e História da Educação (PPGE/SHE/UFSC). Graduada em História pela mesma instituição de Ensino Superior nas habilitações bacharelado e licenciatura. Pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisas Patrimônio, Memória e Educação (PAMEDUC-UFSC) e do Grupo de Pesquisas Rastros da Universidade São Francisco (USF-SP). Desenvolve trabalhos nos seguintes temas: desigualdade escolar, pré-vestibular e marketing educacional. Email: giovanna_santana@hotmail.com.br

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Publicado

2019-08-01

Como Citar

Santana, T. de O., & Santana, G. (2019). Fontes orais e narrativas indí­genas: As mônadas como possibilidade teórico-metodológica. História Oral, 22(1), 320–339. Recuperado de https://revista.historiaoral.org.br/index.php/rho/article/view/900