O Uso da História Oral na construção de museus indí­genas: experiências em Roraima

Autores

  • Ananda Machado Universidade Federal de Roraima Pós Doutoranda na UFF Bolsa PROCAD CAPES

DOI:

https://doi.org/10.51880/ho.v22i2.884

Palavras-chave:

exposições/museus indí­genas, história oral

Resumo


Esse artigo pretende pensar possibilidades de construir exposições/museus de modo coletivo, fí­sico e/ou digital com povos indí­genas. Quer refletir acerca de quais objetos expor, como fazê-los circular, em quais espaços e como trabalhar educação patrimonial intercultural. O texto se inspira nas discussões realizadas no simpósio organizado no âmbito do Projeto "Compartilhar Conhecimentos" – Simpósio Humboldt, que aconteceu de 11 a 13 de outubro de 2018 em Berlim, Alemanha e em nossas experiências de pesquisa com história oral na Região Serra da Lua- RR. As Mesas Redondas do simpósio foram compostas a partir de experiências, reflexões e troca de conhecimentos entre participantes indí­genas e outros especialistas da área de museus. Os idiomas de comunicação foram o espanhol e o português, com algumas falas nas lí­nguas: Arhuaco, Kotiria, Ye"™kwana e Kamarakoto. Na Região Serra da Lua trabalhamos nesse artigo apenas as entrevistas em lí­ngua Wapichana sobre objetos desenhados por Koch Grumberg.

Biografia do Autor

Ananda Machado, Universidade Federal de Roraima Pós Doutoranda na UFF Bolsa PROCAD CAPES

Professora efetiva no Programa de Pós Graduação em Letras (UFRR), colaboradora no Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas (UFAC), Professora do curso ão GestãoTerritorial Indí­gena- Instituto Insikiran- UFRR.

Downloads

Publicado

2020-01-29

Como Citar

Machado, A. (2020). O Uso da História Oral na construção de museus indí­genas: experiências em Roraima. História Oral, 22(2), 245–262. https://doi.org/10.51880/ho.v22i2.884