Memória pública e ativismo: histórias de luta do Ocupe Estelita (Recife, Brasil) e do Renovar a Mouraria (Lisboa, Portugal)
Palavras-chave:
Ativismo contemporâneo, história urbana, moradia, fontes audiovisuais, Ocupe Estelita, Renovar a Mouraria.Resumo
O artigo analisa a construção de memória por meio da internet, sobretudo com vídeos disponibilizados no YouTube, realizada por dois movimentos de luta pelo direito í cidade e í moradia. Pretende discutir a relação entre memória e espaço urbano através das fontes audiovisuais produzidas pelos movimentos Ocupe Estelita (Recife) e Renovar a Mouraria (Lisboa), compreendendo as singularidades e as semelhanças em relação aos conflitos e disputas pela história da cidade capitalista. Considera-se que os vídeos são relatos do espaço, pílulas de história oral, história pública produzida pelos próprios ativistas dos movimentos sociais. Nos apoiamos principalmente nas reflexões sobre memória, cidade e cotidiano desenvolvidas por Michel de Certeau, Pierre Nora, Andreas Huyssen e David Harvey.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista História Oral é licenciada de acordo com a atribuição Creative Commons BY-NC-ND 4.0 (Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional). Dessa forma, os usuários da revista têm o direito de compartilhar livremente o material, copiando-o e redistribuindo-o em qualquer suporte e formato, desde que sem fins comerciais, fornecendo o crédito apropriado e não realizando mudanças ou transformações no material. Para maiores informações, ver: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR