Memória pública e ativismo: histórias de luta do Ocupe Estelita (Recife, Brasil) e do Renovar a Mouraria (Lisboa, Portugal)

Autores

  • Andrea Casa Nova Maia Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Regina Helena Alves da Silva Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Ativismo contemporâneo, história urbana, moradia, fontes audiovisuais, Ocupe Estelita, Renovar a Mouraria.

Resumo


O artigo analisa a construção de memória por meio da internet, sobretudo com ví­deos disponibilizados no YouTube, realizada por dois movimentos de luta pelo direito í  cidade e í  moradia. Pretende discutir a relação entre memória e espaço urbano através das fontes audiovisuais produzidas pelos movimentos Ocupe Estelita (Recife) e Renovar a Mouraria (Lisboa), compreendendo as singularidades e as semelhanças em relação aos conflitos e disputas pela história da cidade capitalista. Considera-se que os ví­deos são relatos do espaço, pí­lulas de história oral, história pública produzida pelos próprios ativistas dos movimentos sociais. Nos apoiamos principalmente nas reflexões sobre memória, cidade e cotidiano desenvolvidas por Michel de Certeau, Pierre Nora, Andreas Huyssen e David Harvey.

Biografia do Autor

Andrea Casa Nova Maia, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora de História do Brasil Republicano e de Histõria da Arte no Instituto de História da UFRJ, Doutora em História pela UFF, Mestre e licenciada em História pela UFMG. Professora do Programa de Pós-Graduação em História Social (PPGHIS-UFMG, onde leciona sobre História das cidades, paisagem urbana e arte contemporânea.

Downloads

Publicado

2017-12-31

Como Citar

Maia, A. C. N., & Silva, R. H. A. da. (2017). Memória pública e ativismo: histórias de luta do Ocupe Estelita (Recife, Brasil) e do Renovar a Mouraria (Lisboa, Portugal). História Oral, 20(2), 81–103. Recuperado de https://revista.historiaoral.org.br/index.php/rho/article/view/739