Mulheres em movimento: militância estudantil e luta contra a ditadura

Autores

  • Carla Simone Rodeghero Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Vanderlei Machado

Resumo


O texto analisa o movimento estudantil brasileiros do começo dos anos 1960 até a primeira metade da década de 1970, a partir de um mosaico de testemunhos de mulheres. Tais testemunhos foram produzidos a partir de entrevistas de História Oral, realizadas com protagonistas que vivem/viveram em diferentes partes do paí­s. Pretende, com tal estratégia, ressaltar a participação feminina nesses acontecimentos, refletir sobre as particularidades de cada conjuntura especí­fica e dar a ver as possibilidades para a participação polí­tica da juventude e das mulheres.

Biografia do Autor

Carla Simone Rodeghero, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em História pela Universidade de Passo Fundo (1989), mestrado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). É professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: anticomunismo,ditadura, anistia, historiografia, história oral e memória. Tem atuado, também, na área da educação patrimonial e na realização de trabalhos que visam aproximar a Universidade dos alunos e professores de escolas públicas do ensino básico. Desde fevereiro de 2012 realiza estágio de pós doutorado junto ao CPDOC da Fundação Getulio Vargas, onde faz uma pesquisa comparativa entre as anistias de 1945 e de 1979.

Downloads

Publicado

2017-12-31

Como Citar

Rodeghero, C. S., & Machado, V. (2017). Mulheres em movimento: militância estudantil e luta contra a ditadura. História Oral, 20(2), 33–57. Recuperado de https://revista.historiaoral.org.br/index.php/rho/article/view/738