Da "Maria Antônia" í  Cidade Universitária: narrativas e experiências de uma comunidade docente em trânsito (FFLCH-USP)

Autores

  • Glauber Cí­cero Ferreira Biazo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Amazonas (PPGH-UFAM)/Núcleo de Estudos em História Oral da Universidade de São Paulo (NEHO-USP).

Palavras-chave:

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP), intelectuais, universidade pública

Resumo


Dezenove entrevistas realizadas com professores titulares pertencentes í  Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) permitiram examinar a construção de uma memória coletiva sobre o papel dessa instituição e de seus intelectuais na transição polí­tica da ditadura para a democracia no Brasil. As histórias de vida possibilitaram investigar como os docentes se apropriaram do processo de profissionalização acadêmica determinado pela Lei nº 5.540/68. Tomando como base o exame das carreiras docentes dos professores titulares da FFLCH-USP que atuaram nos últimos 30 anos, a intenção deste artigo é discutir como essa comunidade reiterou seu compromisso na defesa do ensino público e seu desejo de interferir efetivamente nos destinos do paí­s.

Biografia do Autor

Glauber Cí­cero Ferreira Biazo, Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Amazonas (PPGH-UFAM)/Núcleo de Estudos em História Oral da Universidade de São Paulo (NEHO-USP).

Doutor em História Social pela USP. Pós-doutorando em História pelo PPGH-UFAM. Pesquisador colaborador do NEHO-USP.

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Publicado

2017-07-20

Como Citar

Biazo, G. C. F. (2017). Da "Maria Antônia" í  Cidade Universitária: narrativas e experiências de uma comunidade docente em trânsito (FFLCH-USP). História Oral, 20(1), p. 77–100. Recuperado de https://revista.historiaoral.org.br/index.php/rho/article/view/679