Da "Maria Antônia" í Cidade Universitária: narrativas e experiências de uma comunidade docente em trânsito (FFLCH-USP)
Palavras-chave:
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP), intelectuais, universidade públicaResumo
Dezenove entrevistas realizadas com professores titulares pertencentes í Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) permitiram examinar a construção de uma memória coletiva sobre o papel dessa instituição e de seus intelectuais na transição política da ditadura para a democracia no Brasil. As histórias de vida possibilitaram investigar como os docentes se apropriaram do processo de profissionalização acadêmica determinado pela Lei nº 5.540/68. Tomando como base o exame das carreiras docentes dos professores titulares da FFLCH-USP que atuaram nos últimos 30 anos, a intenção deste artigo é discutir como essa comunidade reiterou seu compromisso na defesa do ensino público e seu desejo de interferir efetivamente nos destinos do país.
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