A infância na escola rural de Montes Claros (MG) da década de 1960 í  de 1980: memórias e representações de professores

Autores

  • Cláudia Aparecida Ferreira Machado Universidade Estadual de Montes Claros-UNIMONTES-

Palavras-chave:

história oral, memórias e representações, professores, escola rural, infância

Resumo


Este artigo apresenta e analisa as memórias e representações de professores sobre a infância na escola rural no municí­pio de Montes Claros (MG), da década de 1960 í  de 1980. Para tanto, observa-se como os narradores concebem a relação das crianças com a escola, com outras crianças e com a famí­lia. Também se busca compreender as expectativas dos professores em relação í  escolarização das crianças. Compreende-se que, na percepção dos professores, a escola era para os alunos mais que uma instituição formal de ensino: a escola era o lugar de viver a infância. Também se depreende que, como os alunos das escolas urbanas, os alunos da escola rural conviviam não só com o afeto, o carinho, a amizade, mas também com os conflitos, a agressividade, o preconceito e o desafeto.

Biografia do Autor

Cláudia Aparecida Ferreira Machado, Universidade Estadual de Montes Claros-UNIMONTES-

Professora do Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais do Centro de Ciências Humanas.

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Publicado

2017-01-03

Como Citar

Ferreira Machado, C. A. (2017). A infância na escola rural de Montes Claros (MG) da década de 1960 í  de 1980: memórias e representações de professores. História Oral, 19(2), p. 133–153. Recuperado de https://revista.historiaoral.org.br/index.php/rho/article/view/659