A infância na escola rural de Montes Claros (MG) da década de 1960 í de 1980: memórias e representações de professores
Palavras-chave:
história oral, memórias e representações, professores, escola rural, infânciaResumo
Este artigo apresenta e analisa as memórias e representações de professores sobre a infância na escola rural no município de Montes Claros (MG), da década de 1960 í de 1980. Para tanto, observa-se como os narradores concebem a relação das crianças com a escola, com outras crianças e com a família. Também se busca compreender as expectativas dos professores em relação í escolarização das crianças. Compreende-se que, na percepção dos professores, a escola era para os alunos mais que uma instituição formal de ensino: a escola era o lugar de viver a infância. Também se depreende que, como os alunos das escolas urbanas, os alunos da escola rural conviviam não só com o afeto, o carinho, a amizade, mas também com os conflitos, a agressividade, o preconceito e o desafeto.
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