Memórias e sociabilidades em torno dos quadrinhos no Brasil dos anos 1960
Palavras-chave:
história em quadrinhos, memória, fontes orais, CETPA, cultura nacional popularResumo
No início da década de 1960, uma série de debates sobre o papel dos quadrinhos na cultura brasileira levou í organização de artistas em defesa de estímulos í produção local. A mídia, historicamente associada í cultura de massas dos EUA, deveria ser transformada a partir da produção local com temas do folclore e da história do Brasil, via incentivo estatal. No ápice desses debates, formou-se uma cooperativa de quadrinhos sediada no Rio Grande do Sul. Conhecida pela sigla CETPA, a Cooperativa Editora e de Trabalho de Porto Alegre teve caráter efêmero, mas configurou etapa importante na afirmação da linguagem das HQs no Brasil, conforme se pode depreender das memórias de alguns artistas ligados a essa iniciativa. É a partir dessas memórias que se procura neste artigo discutir a CETPA e sua atuação no mercado editorial de HQs no Brasil. Temas como geração, sociabilidades e cotidiano possibilitam analisar as articulações entre arte, mercado e política para compreender a historicidade da linguagem dos quadrinhos no Brasil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista História Oral é licenciada de acordo com a atribuição Creative Commons BY-NC-ND 4.0 (Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional). Dessa forma, os usuários da revista têm o direito de compartilhar livremente o material, copiando-o e redistribuindo-o em qualquer suporte e formato, desde que sem fins comerciais, fornecendo o crédito apropriado e não realizando mudanças ou transformações no material. Para maiores informações, ver: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR