Associação Brasileira de História Oral, 20 anos depois: O que somos? O que queremos ser?

Autores

  • Angela Maria de Castro Gomes Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo


Em 1994, como produto de esforços de profissionais de várias disciplinas por maisuma década, formou-se a Associação Brasileira de História Oral (ABHO). A mobilização e organização de seus praticantes por meio dessa associação foi decisiva para o fortalecimento dos argumentos que defendiam sua especificidade e valor e, no mesmo movimento, conformavam ráticas de pesquisa que demarcavam o que seria conhecido como metodologia de história oral no Brasil. Esse trabalho demandou intensos debates e um consistente grau de concordância em questões fundamentais para que um resultado respeitável fosse produzido. Em 2014, portanto, a ABHO faz 20 anos. Nesse momento especial, o presente artigo tem como objetivo realizar um balanço para entender melhor como a ABHO tem existido ao longo dessas duas décadas.Para tanto, investe em um diagnóstico de suas forças e fraquezas, conhecimento necessário para traçar planos para seguir em frente com vitalidade.

Biografia do Autor

Angela Maria de Castro Gomes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em História pela Universidade de Passo Fundo (1989), mestrado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). É professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: anticomunismo,ditadura, anistia, historiografia, história oral e memória. Tem atuado, também, na área da educação patrimonial e na realização de trabalhos que visam aproximar a Universidade dos alunos e professores de escolas públicas do ensino básico. Desde fevereiro de 2012 realiza estágio de pós doutorado junto ao CPDOC da Fundação Getulio Vargas, onde faz uma pesquisa comparativa entre as anistias de 1945 e de 1979.

Downloads

Publicado

2014-10-05

Como Citar

Castro Gomes, A. M. de. (2014). Associação Brasileira de História Oral, 20 anos depois: O que somos? O que queremos ser?. História Oral, 17(1), 163–192. Recuperado de https://revista.historiaoral.org.br/index.php/rho/article/view/371