Conversas na ante-sala da Academia: o presente, a oralidade e a História Pública Digital

Autores

  • Anita Lucchesi Grupo de Estudos do Tempo Presente, ligado ao Departamento de História da Universidade Federal de Sergipe (GET/UFS)

Palavras-chave:

Oralidade, Tempo Presente, História Pública, História Digital

Resumo


Este artigo explora a relação entre a História Oral e a História do Tempo Presente em diálogo com os recentes debates em torno da História Pública e da História Digital. A necessidade dessa reflexão nasce da crescente publicização de testemunhos orais mediatizados na Web e a demanda por crí­tica que este fenômeno apresenta í  comunidade historiadora. A disponibilização dessas memórias em rede constitui-se em um problema especí­fico de nosso presente, que por diversos autores têm sido chamado de "Era Digital" devido ao papel desempenhado pelas tecnologias de informação e comunicação hoje. Interessa-nos refletir como a abordagem da História do Tempo Presente e a metodologia da História Oral podem compor um instrumento de análise para as tensões entre memória e consciência histórica que se apresentam no espaço público da Internet. E, por fim, como o exercí­cio dessa análise pode contribuir para qualificar as discussões atuais sobre a História Pública e Digital no espaço acadêmico brasileiro.

Biografia do Autor

Anita Lucchesi, Grupo de Estudos do Tempo Presente, ligado ao Departamento de História da Universidade Federal de Sergipe (GET/UFS)

Mestre em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui graduação e licenciatura plena em História pela mesma universidade (2012), tendo participado de programa de intercâmbio na Universití  degli Studi di Firenze (Itália, 2008). É membro e pesquisadora do Grupo de Estudos do Tempo Presente (GET-UFS). É membro da Rede Brasileira de História Pública e também associada í  Federação Internacional de História Pública (IFPH) e ao Conselho Nacional de História Pública (EUA/NCPH). Participou como parecerista do MEC no processo de avaliação dos livros didáticos de História do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2014. Em 2013, teve sua monografia "Historiografia em Rede: História, Internet e Novas Mí­dias: Preocupações e questionamentos para historiadores do século XXI (2011)" premiada pelo concurso de monografias da Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia. Tem experiência na área de História, com ênfase em Teoria e Metodologia da História e História Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: história e historiografia digital, internet e novas mí­dias.

Downloads

Publicado

2014-10-05

Como Citar

Lucchesi, A. (2014). Conversas na ante-sala da Academia: o presente, a oralidade e a História Pública Digital. História Oral, 17(1), 39–69. Recuperado de https://revista.historiaoral.org.br/index.php/rho/article/view/341