Luto, Identidade e Reparação: videobiografias de desaparecidos na ditadura militar brasileira e o testemunho no tempo presente

Autores

  • Sônia Maria Meneses Universidade Regional do Cariri-URCA

Palavras-chave:

Testemunho, Videobiografia, Memória

Resumo


Este artigo pretende refletir sobre videobiografias produzidas entre os anos de 1985 e 1996 procurando investigar o papel do testemunho na produção de memórias sobre o Golpe de 1964, especialmente, ligado í  vida de mortos e desaparecidos polí­ticos no perí­odo. Serão investigados três documentários representativos nessas formulações: Sônia Morta Viva, de 1985, Iara, lembrança de uma mulher, de 1994 e 15 Filhos, de 1996. No trabalho se destacam as dimensões dessas memórias e as diferentes abordagens que ganham em cada um dos filmes estudados como o lugar do luto, a construção de identidades e o desejo de reparação do passado, problemáticas fundamentais para o tempo presente

Biografia do Autor

Sônia Maria Meneses, Universidade Regional do Cariri-URCA

Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense-UFF, Mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ Desenvolve pesquisas que investigam as relações entre história e mí­dia, tempo presente Teoria da História, História e Memória, Polí­ticas públicas da memória, Meios de Comunicação. Na universidade atua, sobretudo, na área de teoria da história e história cultural, pesquisas com interesse no tempo presente, história e mí­dia, história e polí­tica. Brasil Contemporâneo

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Publicado

2014-10-05

Como Citar

Meneses, S. M. (2014). Luto, Identidade e Reparação: videobiografias de desaparecidos na ditadura militar brasileira e o testemunho no tempo presente. História Oral, 17(1), 135–161. Recuperado de https://revista.historiaoral.org.br/index.php/rho/article/view/334