Estudos sobre imigrantes e fontes orais: identidade e diversidade
DOI:
https://doi.org/10.51880/ho.v16i1.270Palavras-chave:
imigração, história oral, identidade étnica, historiografiaResumo
Este artigo apresenta, após uma problematização da categoria "imigrante", algumas interpretações resultantes da observação de estudos acadêmicos sobre imigração que se utilizaram da metodologia da história oral nas últimas décadas. Essa investigação indica uma diversificação dos grupos pesquisados e das áreas geográficas do país onde eles são encontrados, o emprego de novos aportes teóricos – com destaque para teorias de identidade e etnicidade – e a presença de novas instituições universitárias e diversos campos historiográficos no desenvolvimento de tais estudos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 História Oral
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A revista História Oral é licenciada de acordo com a atribuição Creative Commons BY-NC-ND 4.0 (Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional). Dessa forma, os usuários da revista têm o direito de compartilhar livremente o material, copiando-o e redistribuindo-o em qualquer suporte e formato, desde que sem fins comerciais, fornecendo o crédito apropriado e não realizando mudanças ou transformações no material. Para maiores informações, ver: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR