Percepções de uma contadora de histórias – Temporalidades em danças e batalhas

Autores

  • Lígia Borges CAC-ECA-USP

DOI:

https://doi.org/10.51880/ho.v27i2.1375

Palavras-chave:

Tradição oral, Diacronia, Sincronia, Mitologia comparada, Xamanismo

Resumo


A partir de percepções que tecem e são tecidas por narrativas em performance, o artigo propõe investigações que se deslocam por temporalidades diacrônicas e sincrônicas. O sopro da contadora de histórias fricciona limiares entre realidade e ficção, sinaliza sincronias e opera a peregrinação proposta. História do teatro, memórias pessoais, cinematografias e a perspectiva xamânica de Davi Kopenawa se cruzam para embalar o pulso insinuado de um horizonte histórico dançante atravessada pela fisicalidade, esquiva etnocêntrica e a mitologia comparada. Diante do colapso que paira sobre a atualidade traduzido xamanicamente como “queda do céu” verifica-se quando a dança vira batalha e como a percepção rapsódica pode interagir ou traduzir danças e batalhas cósmicas.

 

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Publicado

2024-09-09

Como Citar

Borges, L. (2024). Percepções de uma contadora de histórias – Temporalidades em danças e batalhas. História Oral, 27(2), 137–151. https://doi.org/10.51880/ho.v27i2.1375

Edição

Seção

Artigos Variados