Grandmas Project: memória e afeto na cozinha
DOI:
https://doi.org/10.51880/ho.v24i1.1141Palavras-chave:
Grandmas Project, Culinária, Velhice, Memória, História OralResumo
Neste artigo é proposta a análise de narrativas orais de mulheres idosas através do programa Grandmas Project, que consiste em filmes de 8 minutos feitos por netos junto às suas avós executando receitas que estejam associadas às suas trajetórias biográficas. No encontro intergeracional entre avós e netos se estabelece um diálogo no qual a memória atua tanto como a motivação de cada cinegrafista quanto como evocação para as idosas com suas receitas. Contextos históricos, tramas sociais, relações com o tempo e com o próprio corpo formatam as lembranças narradas pelas avós, constituindo, assim, uma janela aberta para o passado que é ressignificado no presente. A cozinha, lugar de realização do vídeo, é também um lugar de memória, afeto e vida.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 História Oral
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A revista História Oral é licenciada de acordo com a atribuição Creative Commons BY-NC-ND 4.0 (Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional). Dessa forma, os usuários da revista têm o direito de compartilhar livremente o material, copiando-o e redistribuindo-o em qualquer suporte e formato, desde que sem fins comerciais, fornecendo o crédito apropriado e não realizando mudanças ou transformações no material. Para maiores informações, ver: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR