Os "projetos de morte" nas narrativas de agricultores do oeste do Rio Grande do Norte
DOI:
https://doi.org/10.51880/ho.v23i2.1055Palavras-chave:
Agricultura, Arroz, Agronegócio, Camponeses, Narrativas.Resumo
O presente artigo é parte integrante de uma pesquisa mais ampla desenvolvida para a construção da minha tese. Seu intuito é evidenciar o debate sobre os impactos da chegada do agronegócio na região de Apodi, Rio Grande do Norte. Desde o início do século XXI, muitas empresas monocultoras começaram a se instalar no município. Todas essas transformações repercutiram diretamente na vida dos pequenos agricultores. Aqui analiso, especificamente, algumas entrevistas com os moradores das comunidades rurais, em dois aspectos: a discussão sobre a construção do Perímetro Irrigado Santa Cruz – Apodi; e o debate entre o cultivo do arroz vermelho, tradicional no município e a possível chegada de uma empresa agroexportadora de arroz branco.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 História Oral

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A revista História Oral é licenciada de acordo com a atribuição Creative Commons BY-NC-ND 4.0 (Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional). Dessa forma, os usuários da revista têm o direito de compartilhar livremente o material, copiando-o e redistribuindo-o em qualquer suporte e formato, desde que sem fins comerciais, fornecendo o crédito apropriado e não realizando mudanças ou transformações no material. Para maiores informações, ver: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR