"Era um pequeno sindicato": o enquadramento da memória sobre o movimento operário na Ditadura Civil-Militar (Novo Hamburgo/RS, 1964-1986)
DOI:
https://doi.org/10.51880/ho.v23i2.1051Palavras-chave:
Memória, Sindicato, História Oral, História Social do Trabalho, Ditadura Civil-Militar.Resumo
Este trabalho debate o enquadramento da memória sobre o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Calçado de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, entre 1964 e 1986. O artigo aborda a narrativa construída pelo "novo sindicalismo", que reduziu a totalidade das ações políticas de seus antecessores ao termo "assistencialismo". Admite-se que este enquadramento influenciou uma análise de que havia pouca ou nenhuma agência operária no ínterim destacado, algo que a historiografia vem demonstrando não corresponder às evidências. A partir de pressupostos teórico-metodológicos ancorados na História Oral, este estudo busca se somar às produções sobre Memória e História Social do Trabalho durante da Ditadura Civil-Militar. O texto é um desdobramento da pesquisa e da dissertação do autor.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 História Oral
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A revista História Oral é licenciada de acordo com a atribuição Creative Commons BY-NC-ND 4.0 (Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional). Dessa forma, os usuários da revista têm o direito de compartilhar livremente o material, copiando-o e redistribuindo-o em qualquer suporte e formato, desde que sem fins comerciais, fornecendo o crédito apropriado e não realizando mudanças ou transformações no material. Para maiores informações, ver: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR