v. 23, n. 1 (2020)

Narrativas, universidades e educação

Sumário

Expediente PDF
 

Apresentação

Editorial PDF
Regina Beatriz Guimarães Neto, Sara Oliveira Farias 3-4
Apresentação PDF
Marieta de Moraes Ferreira, Aryana Costa 5-6

Dossiê

Trajetória da formação de professores de Matemática no Instituto Superior de Ciências da Educação de Cabinda (1998-2009) PDF
Ines Florinda Baluta, Maria Laura Magalhães Gomes 7-28
Notas sobre ensino superior e formação de professores no norte e nordeste do estado de Santa Catarina (1960-1970) PDF
Ilanil Coelho, Fernando Cesar Sossai 29-53
Entre projetos e espaços habitados: sociabilidades intelectuais, ciências humanas e a Universidade Federal de Santa Catarina (décadas de 1960-2000). PDF
Karla Simone Willemann Schütz 55-75
Potencialidade do PIBID para além da formação de seus bolsistas: relatos de uma coordenadora PDF
Thaiara Magro Pereira, Caian Cremasco Receputi, Daisy de Brito Rezende 77-91
A construção de um ethos de formação: as relações entre os saberes históricos acadêmicos e o ensino de história PDF
Renata Augusta dos Santos Silva 93-113
Como se constrói uma universidade: a trajetória da UERJ na visão de seus reitores PDF
Leonardo Faria Cazes 115-137
Culturas populares na universidade: uma proposta de educação decolonial PDF
Pedro Rodolpho Jungers Abib, Lucas Gesteira Ramos da Silva 139-160
Roda de conversa: metodologia na produção de narrativas sobre permanência na universidade PDF
Flávia Marinho Lisbôa 161-182
“Ela veio da comunidade e para a comunidade”: a criação de uma universidade no Município do Rio Grande (RS) PDF
Karin Christine Schwarzbold 183-197
Entre expectativa e realidade: a interiorização da Universidade Pública Federal no Brasil do governo Lula. Uma análise da criação da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS) e sua instalação em Realeza, Paraná, por fontes orais PDF
Fernanda Nichterwitz 199-213

Artigos Variados

Museu, acervo permanente, antropologia visual e história oral: a experiência do LABOME, em Sobral (CE) PDF
Nilson Almino de Freitas 215-234

Entrevistas

Cruzando fronteiras: Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro e os deslocamentos institucionais/ epistemológicos para formar professores(as) de História no Brasil PDF
Juliana Alves Andrade 235-257


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE HISTÓRIA ORAL
www.historiaoral.org.br