CHAMADA DOSSIE- Narrativas, Universidades e Educação

A Revista da Associação Brasileira de História Oral (ABHO) convida a todos os interessados e interessadas a submeterem trabalhos para o dossiê Narrativas, Universidades e Educação, cujo objetivo é congregar trabalhos que versem sobre a trajetória das universidades e de seus profissionais. Essas instituições se constituíram como o espaço primordial de produção em ciência, tecnologia e conhecimento, especialmente no Brasil, possuindo também relevante papel na formação de professores para todos os níveis de educação. Diante dos desafios que têm acometido os estabelecimentos de ensino superior nos últimos anos, acreditamos na importância de reunir trabalhos que registrem e debatam o papel da comunidade universitária nas múltiplas dimensões que ela pode ter assumido: na abertura de novas áreas de conhecimento, na interiorização de seus serviços e especialmente, na formação de professores.
A proposta contempla, pois, trabalhos com fontes orais que tenham como propósito a produção sobre a educação em quaisquer áreas de formação universitária. Pretende-se igualmente que essa seja uma oportunidade para uma divulgação dos avanços e estratégias que pesquisadores e pesquisadoras da área têm promovido, geralmente mobilizando discussões de múltiplas disciplinas, como história, sociologia, antropologia e filosofia, para sustentar metodologicamente esses estudos, desembocando em subáreas como a memória, a história da educação, a história pública, a história institucional e a história e filosofia das ciências.

Organizadoras do dossiê: Marieta de Moraes Ferreira. Professora titular do Instituto de História da UFRJ e coordenadora do programa FGV Ensino Médio.
Aryana Costa , professora adjunta do Departamento de História da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Mossoró. Coordenadora do PIBID/UERN. Professora do Prof História / UERN.


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE HISTÓRIA ORAL
www.historiaoral.org.br