História Oral

A ABHO, Associação Brasileira de História Oral, sociedade científica sem fins lucrativos, tem como um dos pontos centrais de sua proposta programática a publicação da revista História Oral, inscrita sob o ISSN 2358-1654, Qualis de estrato B2 para a área de História. A revista se destina aos associados e a todos os interessados na metodologia e na teoria das pesquisas que utilizam fontes orais. Criada em junho de 1998, História Oral foi a primeira publicação impressa brasileira, de circulação regular, inteiramente dedicada à divulgação de trabalhos nacionais e internacionais baseados em fontes orais, desempenhando assim importante papel na formação de pesquisadores. A revista trabalha com sistema duplo-cego de revisão por pares. Desde agosto de 2009, História Oral passou a contar também com uma edição eletrônica e, desde 2010, circula exclusivamente em formato digital. Todos os artigos da revista estão disponíveis para acesso e livre circulação, desde que propriamente citados.

Indexadores e bases de dados: Sistema Latindex - Indexador de Revistas Científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal - http://www.latindex.org ; CLASE. Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades - Dirección General de Bibliotecas, UNAM - http://clase.unam.mx/F?func=find-b-0&local_base=cla01 ; DOAJ - Directory of Open Access Journals - http://www.doaj.org ; Portal de Periódicos da CAPES - http://www.periodicos.capes.gov.br/; GeoDados - http://geodados-pg.utfpr.edu.br/index.php EZB - Electronic Journals Library - http://rzblx1.uni-regensburg.de/ezeit/

Notícias

 

NOVO DOSSIÊ EM ABERTO

 
Testemunhos: imagens & narrativas orais

As catástrofes das guerras no século XX e XXI e o problema ético-político dos refugiados e outras categorias em condição de deslocados produzem impactos em nossa vida e mudam nossa forma de ver, compreender e narrar a história do tempo presente, quer numa perspectiva nacional quer global. Em decorrência desse quadro, para muitos autores, vivemos a "era dos testemunhos" (Wieviorka). No entanto, há novos questionamentos sobre o estatuto do testemunho no mundo contemporâneo, seja em narrativa áudio-visual ou escrita, questão central para a história oral.
Este Dossiê propõe contribuir para o debate teórico-metodológico sobre a inserção dos múltiplos testemunhos na construção da narrativa histórica e suas significativas ressonâncias no fazer historiográfico dos diferentes tempos históricos.

AS CONTRIBUIÇÕES DEVEM SER ENVIADAS ATÉ 13 DE AGOSTO DE 2018.
 
Publicado: 2018-06-22
 

Dossiê: Instituições e práticas sociais institucionalizadas

 
EM PROCESSO DE EDIÇÃO. Publicação prevista para julho.  
Publicado: 2017-08-10
 
Outras notícias...

v. 21, n. 1 (2018): Instituições e práticas sociais institucionalizadas


Capa da revista


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE HISTÓRIA ORAL
www.historiaoral.org.br